top of page

Como Entrar no Mercado de Trabalho Contábil ou Financeiro no Reino Unido

Atualizado: 2 de jul. de 2023



Sempre recebo perguntas de brasileiros ou portugueses vindo para o Reino Unido e pedem dicas sobre a melhor maneira de entrar no mercado profissional financeiro. Pessoas muitas vezes já qualificadas no país de origem se questionam sobre a melhor qualificação para trabalhar como contador/contabilista.


Eu sou uma Chartered Accountant, membro do ICAEW (Institute of Chartered Accountant in England and Wales), e, portanto, tenho a denominação ACA. O caminho é longo, mas sempre recomendo o treinamento de Chartered Accountant para estudantes interessados. É preciso buscar um empregador para oferecer o treinamento e patrocinar o curso em si. Firmas como Deloitte, PWC, EY e KPMG tendem a oferecer esta qualificação.


Para mais informações sobre careers advice, visite:


No Reino Unido qualquer pessoa pode se auto denominar "accountant", por isso ser membro de um dos órgãos faz toda a diferença para demonstrar conhecimento técnico. Além do ICAEW há outras qualificações que, dependendo da área que pretende trabalhar, pode ser ideal, como: AAT, CIMA, ACCA, ATT, CTA.






O CIMA e o ACCA por exemplo, são geralmente oferecidos para pessoas que trabalham no departamento financeiro de empresas. Através de muitas destas qualificações o interessado pode iniciar por conta própria, e, depois, conseguindo um emprego na área o empregador paga a continuação do curso.


O contador e empreendedor Altair Alves fez uma entrevista comigo focando neste assunto e compartilho aqui.


Sucesso aos interessados!



1.220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page