top of page

Possui valores não declarados no exterior? Entenda sobre a Repatriação de Bens e Capitais

O Governo Brasileiro reabriu o programa Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) através da Lei 13.428/17 que redigiu a Lei 13.254/16 com o intuito de incentivar residentes no Brasil a declarar valores obtidos de forma lícita no exterior.


O contribuinte, pessoa física ou jurídica, que deseja se beneficiar do RERCT (Regime Especial de Regularização Cambial e Tributário) deve se atentar ao prazo estabelecido até 31/07/2017. Como o contribuinte deverá cumprir várias etapas tais como envios de declarações, informações de documentos e registro em banco brasileiro, o prazo é considerado curto. Note que a pessoa que optou pelo programa, mas não consegue atender todos os requisitos dentro do prazo, terá o processo invalidado.


A Lei determina que os ativos no exterior serão regularizados após o pagamento de Imposto de Renda de 15% sobre o saldo mais multa. Com isso, o custo nominal para a regularização corresponde a 35,25% do montante mantido de forma irregular no exterior. A partir daí, serão anistiados de crimes como evasão de divisas e sonegação fiscal.


Muito embora o valor para regularização possa ser considerado alto, vale lembrar que o contribuinte residente no Brasil que não declara que tem valores ou bens no exterior comete, de início, três crimes nas esferas tributária, cambial e criminal (sonegação fiscal e evasão de divisas). As punições dependem da gravidade do crime, mas podem levar até mesmo à prisão.


A Lei 13254/16 prevê que quase todos os tipos de bens podem ser repatriados e legalizados tais como dinheiro em conta bancária, imóveis, intangíveis como marcas e patentes, ações ou quotas em empresas, carros, aeronaves e etc. Algumas exceções incluem obras de artes e animais. Para esse tipo de bem, deve ser considerada a maneira convencional de regularização.


Como é o processo de repatriação?

O contribuinte, tanto pessoa física ou jurídica, deve se atentar para o prazo de adequação da Lei 13254/16 que é até o dia 31/07/2017.


O primeiro passo é fazer a Declaração Cambial e Tributária (DERCAT) onde devem ser declarados os valores existentes e inexistentes em 31/06/2016, ou seja, toda a movimentação de valores nos últimos cinco anos. Para imóveis, ações ou quotas, é necessária uma avaliação para apurar, formalmente, os valores em 31/06/2016.


Feita a DERCAT, o contribuinte deve procurar um banco brasileiro para preencher o formulário pertinente à repatriação, entrar em contato com o banco do exterior e solicitar o envio do SWIFT com dados de movimentação bancária e posição financeira.

Após esse procedimento, é necessário retificar a Declaração de Imposto de Renda de 2017 e pagar o DARF de Regularização.


Portanto, o passo a passo para a Repatriação de bens e capitais são:

1º DERCAT (Declaração Cambial e Tributária);

2º Procurar um instituição bancária no Brasil e preencher o formulário;

3º Retificar a Declaração de Imposto de Renda de 2017;

4º Pagar a multa.

Todos esses passos devem ser cumpridos até 31/07/2017.


Mesmo quem tenha feito todos os três primeiros passos, mas não pague o DARF, terá o processo invalidado, uma vez que o DARF não pode ser recalculado.


Após a regularização, o contribuinte recebe anistiada automática dos crimes de evasão de divisas, sonegação e cambial. Não é necessário trazer os valores para o Brasil, os mesmos podem continuar no exterior, mas todo ano deve ser declarado. Caso haja ganhos ou gere algum tipo de receita, esse ganho ou receita será tributado normalmente seguindo a legislação vigente.


É importante ressaltar que residentes no Brasil que não declaram bens ou capitais no exterior, além de poder responder sobre o crimes já citados, podem se sujeitar a pagamento de 27,5% de Imposto de Renda, 20% de Multa de Mora, selic acumulada de todo o período e multa de 75% de regularização.


Caso tenha interesse no assunto, entre em contato. Contador / Contabilista.

321 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Posso trocar moeda estrangeira com colega? Preciso declarar ganho que tive com moeda estrangeira? Posso comprar libras sem usar casa de câmb

bottom of page